O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco, 1849-1910

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sexta-feira, 10 de agosto de 2007

A urgência do Quinto Poder

Deu no Observatório da Imprensa:
Por Venício A. de Lima
Pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília.
Autor/organizador, entre outros, de A mídia nas eleições de 2006
Editora Fundação Perseu Abramo - 2007
A compra do grupo Dow Jones (que edita o The Wall Street Journal) pela News Corporation recoloca questões cada vez mais incontornáveis em relação ao poder da mídia e aos limites do jornalismo no mundo contemporâneo [ver, neste Observatório, "Murdoch leva a Dow Jones" e "Formação de comitê especial já cria polêmica"). Torna-se cada vez mais difícil sustentar o velho discurso liberal da "imprensa" como quarto poder fiscalizador do Estado e defensora dos direitos dos cidadãos e, conseqüentemente, da autonomia e independência do jornalismo.
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Esses grandes grupos empresariais são, eles mesmos, poderosos agentes econômicos com interesses ativos na formulação das políticas públicas nos países em que atuam, diretamente ou através de seus parceiros locais. E é dentro desse contexto – de pertencer a um gigante econômico – que se faz o jornalismo das empresas de mídia desses grupos.

Transparência nenhuma


O comprometimento político (e até partidário) do jornalismo da News Corporation já está fartamente documentado (ver, neste OI, "Rumo ao monopólio na TV paga"). Na pesquisa sobre a transparência nos sítios dos 25 principais grupos globais de mídia recentemente realizada pelo International Center for Media and the Public Agenda (ver "Falta de transparência compromete a credibilidade") a Fox News e a Sky News, canais de jornalismo da News Corporation, tiveram os piores índices de transparência (1,2 e 0,4, respectivamente).
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Com a compra do grupo Dow Jones, a News Corporation passa a controlar o maior produtor e o principal jornal – o Wall Street Journal – de notícias econômicas dos Estados Unidos. Além disso, no mês de outubro próximo, entra no ar o canal de notícias econômicas do grupo, o Fox Business Network, concorrente direto dos atuais canais Bloomberg Television e CNBC (NBC).

Articulação cidadã


Haverá possibilidade de o jornalismo – econômico e político – aí produzido ser autônomo e/ou independente?
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Há de se considerar, portanto, cada vez mais atuais as advertências feitas por Ignacio Ramonet no seu "O quinto poder". Diante dos gigantes da mídia é necessário que a cidadania articule um poder capaz de fiscalizar democraticamente o seu superpoder.

A compra da Dow Jones pela News Corporation torna ainda mais evidente que a grande mídia se transformou no "único poder sem um contrapoder".
Leia na íntegra em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=445IMQ002

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