O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco, 1849-1910

Arquivo do blog

terça-feira, 14 de agosto de 2007

'O valor do amanhã': Giannetti na Terra Prometida


Do Instituto Humanitas Unisinos:


O professor de filosofia política da Unicamp e pesquisador do Cebrap Marcos Nobre comenta, de maneira inteligente e extremamente pertinente, o programa "O valor do amanhã" de Eduardo Giannetti da Fonseca, economista. Giannetti, com ampla divulgação na mídia, acaba de lançar um livro com o mesmo título do programa. Ele é autor, entre outros, do livro Vícios privados, benefícios públicos. O artigo de Marcos Nobre está publicado no jornal Folha de S. Paulo, 14-08-2007 e merece ser lido com atenção.

Eis trechos do artigo:


"Milhões de pessoas assistiram no último domingo a uma encenação ideológica como havia muito não se via. O "filósofo e economista" Eduardo Giannetti da Fonseca estreou no "Fantástico" o seu programa "O valor do amanhã". Giannetti da Fonseca montou uma equação em que Deus, o capitalismo e a natureza estão em perfeito acordo e harmonia. Para provar a sua equação, começou o programa com uma representação (pelo ator Matheus Nachtergaele) do "Gênesis" em que o pecado original produziu "a maior conta de juros de que se tem registro na criação".
[ . . . ]
Mas Giannetti da Fonseca não se contentou em se apoiar na autoridade da Bíblia. Apelou para cenas da vida animal e para depoimentos científicos para dizer que toda a natureza segue a mesma lógica. Todos os seres vivos fazem "trocas no tempo", poupam ou consomem segundo posições "credoras" ou "devedoras".
[ . . . ]
É como se estivéssemos de volta ao século 18. Os conflitos são apenas resultado das escolhas individuais e da cultura que resulta dessas escolhas. Não há conflitos sociais, exploração, movimento operário, revoluções, guerras. Tudo o que se passou nos últimos dois séculos desaparece para dar lugar ao capitalismo como ordem natural (e divina) das coisas. Só o que resta é uma adaptação "credora" ou "devedora" a essa ordem.
[ . . . ]
Para quem acha que biologia e economia são apenas dois ramos de uma mesma árvore original, não é difícil concluir que o Brasil ainda esteja mesmo no século XVIII e que seja preciso inocular na cultura brasileira o bacilo do capitalismo. A Terra Prometida de Giannetti da Fonseca é a da miséria e da doença da revolução industrial do século XIX. Uma terra que o Brasil do século XXI conhece muito bem."

Leia na íntegra em http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=8909

Nenhum comentário: