O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco, 1849-1910

Arquivo do blog

domingo, 8 de julho de 2007

Vigna, E - O futuro da reforma política

http://www.cartamaior.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=3656 acesso em 08 jul. 2007.

CARTAMAIOR.COM.BR
Análise & Opinião
06/07/2007 | Copyleft
DEBATE ABERTO

O futuro da reforma política
Segmentos importantes da sociedade civil
defenderam a aprovação da lista fechada,
com alternância de gênero,
no projeto de lei de reforma política
que está em votação na Câmara.
Mas a proposta foi enterrada.
Edélcio Vigna

É preciso aprender com as derrotas. Segmentos democráticos importantes da sociedade civil defenderam com tenacidade a aprovação da lista fechada de candidatos a cargos legislativos, com alternância de gênero, no projeto de lei de reforma política que está em votação na Câmara dos Deputados.
[ . . . ]
A segunda parte da base de apoio do governo orientou o voto contrário à lista fechada. Curiosamente, todos os parlamentares do PCdoB votaram contra a orientação da liderança do bloco: votaram a favor da lista fechada e em consonância com os anseios das organizações da sociedade civil. Dessa forma, caracteriza-se uma dissidência de 100%. O PCdoB alinhou-se ao PT e votou contrário à orientação do líder. O PSB teve uma dissidência de quatro de seus 22 deputados, o que representa uma dissidência de 18%. Os demais partidos (PRB, PDT, PMN e PHS) votaram de acordo com a orientação da liderança, contra a lista fechada.
[ . . . ]
A história, assim como o progresso da humanidade, não é linear. Ela ocorre por rupturas e de forma descontínua. Segmentos importantes da sociedade civil já avançaram e outros ainda estão no século XX. Novos debates deverão ocorrer mantendo mobilizadas mentes e corações. Novos confrontos de idéias serão provocados pelas contradições conjunturais até que possamos, como maioria significativa, avançarmos juntos. A reforma política já começou para muitos e o que foi votado e o que será votado neste período não tem importância significativa diante do que será proposto e aprovado no futuro.

* Edélcio Vigna é assessor para Políticas de Reforma Agrária e Soberania Alimentar do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).

Nenhum comentário: