O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco, 1849-1910

Arquivo do blog

terça-feira, 31 de julho de 2007

Apontamentos de conjuntura (2)

Publicado no Vermelho:

por Sidnei Liberal
médico, membro da Direção
e Secretariado Político do PCdoB - DF

Comentários pontuais para novas inquietudes. A energia nuclear é apenas uma pequena parte, da ordem de 10%, das preocupações energéticas do nosso país, e pode ser muito importante para a equação energética regional dos estados do RJ e SP. Menos má a solução “alemã” adotada pelo governo militar de então: evidente que os EUA queriam nos passar a perna.


Entretanto, ficamos dependentes da tecnologia externa. A núcleoenergia se insere, hoje, com mais força, nos projetos de desenvolvimento de energias alternativas. Demanda que decorre do deslanche de crescimento da nossa economia que, como já vimos, após mais de 20 anos de estagnação, está duas vezes maior do que a dos EUA e a da Europa.

Por outro lado, a produção de bioenergia será tarefa particularmente espinhosa face à grande demanda que se anuncia. Tanto pelo incessante crescimento do seu uso interno quanto pelas novas investidas externas. Bom para a economia brasileira? Haja esforço para controlar em nossas continentais extensões uma desenfreada corrida na produção de matéria-prima. Prováveis prejuízos à produção de alimentos, aumentando, mais ainda, o preço da cesta básica familiar. Para piorar, os conhecidos problemas das perversas relações de trabalho e de agressão ao meio-ambiente que a cultura da cana-de-açúcar costuma causar. A preocupação é consenso para estudiosos no mundo inteiro, depois de o presidente Fidel Castro, por bem saber das coisas, haver alertado.
[ . . . ]
A Rede Globo muito se parece com a RCTV: veja-se a tentativa de linchamento público do governo Lula em vários episódios, notadamente na recente crise da aviação comercial. Em janeiro, nas obras da futura estação do metrô, em Pinheiros, uma enorme cratera matou sete pessoas, desalojou famílias. Até hoje o governo estadual não concluiu as investigações, não apontou as causas, nem os responsáveis pela tragédia. O fato já não mais interessa à mídia nem à tucanalha. Imprensa “livre”? Neste caso, estão envolvidos, em consócio, os principais consumidores de sempre do dinheiro público no país: Odebrecht, Camargo Correia, OAS, Mendes Júnior. “Coincidentemente”, os maiores financiadores, também de sempre, de campanhas eleitorais e da mídia no Brasil.
[ . . . ]
As vaias ao presidente Lula, combinadas com aplausos ao prefeito César Maia, no âmbito do estádio Maracanã, na abertura do PAN, ambiente tradicionalmente festivo, ecumênico, harmônico e apolítico, não podem ser simplificadas em seu significado como impopularidade presidencial. O universo presente ao evento comprou ingressos a 150 e 250 reais. Os ingressos de 20 reais foram distribuídos pela prefeitura de quem? Coincidentemente, foi a prefeitura de César Maia, com popularidade em baixa no Rio e aplaudidíssimo no estádio Maracanã, quem coordenou a seleção do exército de voluntários que vem trabalhando no PAN. No Youtube vem circulando um vídeo do ensaio da abertura do PAN em que se percebe, com perfeita audição, o ensaio das vaias.

Em nossa pauta, mais assuntos, como: gestos “obscenos”, Urubush, Drácula. Acharemos tempo.

Leia na íntegra em: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=22126

Nenhum comentário: