O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco, 1849-1910

Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de junho de 2008

TV Digital: um mal-estar no ar

Deu no Instituto Humanitas-Unisinos:
Entrevista especial com César Bolaño
Um mal-estar se dá num âmbito que mal começou no Brasil: a TV Digital. Alguns pesquisadores já falam em crise nessa área, mas para o professor César Bolaño é muito difícil falar em crise da TV Digital porque ela ainda não existe verdadeiramente. Em entrevista à IHU On-Line, realizada por telefone, o professor falou sobre o problema de recepção pelo qual a TV Digital passa no país, do que falta para que ela realmente aconteça e sobre as bases em que está sendo construída e instalada no Brasil. Para Bolaño, existe pouco debate no que se refere à inserção do digital no cotidiano dos brasileiros. “Os movimentos sociais, os consumidores, os usuários não são ouvidos e, quando escutados, não são levados em consideração”, destacou.

César Ricardo Siqueira Bolaño é jornalista graduado, pela Universidade de São Paulo, e doutor em Economia, pela Universidade Estadual de Campinas. Obteve o título de pós-doutor pela USP. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Sergipe. É autor de Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil? (São Paulo: Paulus, 2007) e Mercado brasileiro de televisão (São Paulo-Aracaju: EDUC-SP e EDUFS-SE, 2004), entre outras obras. Destacamos também os livros escritos junto com o professor Valério Brittos, da Unisinos, REDE GLOBO - 40 anos de poder e hegemonia (São Paulo: Paulus, 2005) e A televisão brasileira na era digital (São Paulo: Paulus, 2007).

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Professor, segundo a Folha de S. Paulo, a recepção do sinal em televisores ainda não chegou a 55 mil domicílios na Grande São Paulo, ou seja, nem 1% no Ibope. O que isso significa? César Bolaño – Isso representa aquilo que já era esperado, ou seja, que não há estímulo para que o consumidor se interesse pelo sistema. Não está sendo oferecido nada efetivamente novo para que ele se interesse por comprar um equipamento tão caro como é um conversor, que hoje custa mais do que um aparelho de televisão.
[ . . . ]
IHU On-Line – Mesmo que tenha apenas seis meses, já se fala em crise da TV Digital. Há uma crise e onde ela está acontecendo? César Bolaño – Não sei se existe uma crise, porque a TV Digital ainda não existe. Difícil falar de uma crise de uma coisa que nunca existiu, mas isso já era previsto. Na verdade, foi uma espécie de anticlímax, porque muita coisa foi prometida e nada foi oferecido. Prometeram maior programação, acesso à internet, alta definição, ou seja, diversas coisas que não estão sendo oferecidas. Então, não houve interesse da parte do público.
[ . . . ]
IHU On-Line – Os brasileiros estão preparados paras as possibilidades que a TV Digital pode permitir? César Bolaño – Na minha opinião, sim. Os brasileiros irão utilizar da maneira que for possível. Não será, com certeza, como a internet que precisa de alfabetização para poder usar. O que se pensa é que a TV Digital contribui para a inclusão digital porque é mais amigável do que o computador e mais fácil de ser utilizada.
[ . . . ]
IHU On-Line – No último Fórum de Mídia Livre, foi discutida a relação entre mídias colaborativas e as novas mídias. Como o senhor vê essa relação? César Bolaño – Eu tive conhecimento, mas não participei do Fórum de Mídia Livre. No entanto, sobre este assunto, creio que seja uma relação interessante.

IHU On-Line - O que a população brasileira precisa saber sobre a TV Digital e ainda não foi ou foi pouco comunicada?

César Bolaño – A população brasileira precisa saber sobre a TV Digital é que ela é uma nova tecnologia que, em princípio, permitiria que você tivesse uma oferta muito maior de conteúdo, a entrada de novos ofertantes de conteúdos. Você poderia ter formas de interatividade extremamente avançadas, acesso à internet e telefonia, uma série de coisas. Mas, infelizmente, isso fica muito no terreno das possibilidades, das expectativas. O governo precisa tomar uma decisão diferente daquela que já foi tomada.

Leia na íntegra em http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=14884

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos nos mexer? ;)

http://heliopaz.wordpress.com/2008/07/13/sabado-dia-20-10h-no-brique/

[]'s,
Hélio