O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade.
Joaquim Nabuco, 1849-1910

Arquivo do blog

quarta-feira, 12 de março de 2008

Como Perturbar os Bibliotecários

Por Eugenio Hansen, OFS
bibliotecário da UFRGS

Dia 12 de Março é o Dia do Bibliotecário. Como membro desta categoria não vou imcomodar a vocês com auto-elogios à profissão, vou ensiná-los a nos perturbarem. Apresentadas pelo bibliotecário indiano S. R. Ranganathan, as Leis da Biblioteconomia são as mais eficazes formas de perturbar um bibliotecário. Estas leis são:
1) Os livros são para o uso;
2) A cada leitor o seu livro;
3) A cada livro o seu leitor;
4) Poupe o tempo do leitor
5) A biblioteca é um organismo em crescimento.
Os livros não estão na biblioteca para o deleite do bibliotecário, vocês têm o direito de usarem os livros, conhecer pessoalmente seus conteúdos. Assim toda a vez que um bibliotecário ficar mais preocupado em "salvar" os livros do que atender vocês: reclamem, questionem.Pela segunda lei, vocês têm o direito de conseguir o livro adequado às suas necessidades. Assim o estudante do ensino médio que está escrevendo um trabalho sobre ossos quebrados não deve aceitar passivamente se lhe for entregue um manual complexo (e em alemão) sobre o tratamento da tíbia e, se tiver recebido o material adequado e desejar aprofundar no tema deve conseguir isto (pelo menos a indicação de outra biblioteca).

A terceira lei é difícil de ser usada pelas pessoas comuns, mas os diretores de escolas, administradores de empresas que mantêm bibliotecas podem questionar sobre a permanência de livros que não são procurados. Um livro não deve estar na biblioteca só por estar, eles ocupam espaço, precisam ser limpos etc. ou seja: não são objetos inocentes e inofensivos.

Chegamos à quarta lei e esta é a mais fantástica para vocês nos perturbarem. Se você é professor e a biblioteca compra um livro que lhe ajudará a preparar uma aula não permita que um bibliotecário seqüestre este livro sob a desculpa de que precisa ser classificado e catalogado, isto pode ser feito depois. Também rebelem-se contra normas e procedimentos que "burrocraticamente" comem o tempo, perguntem o porquê, apresentem alternativas...

A última lei dá a vocês o direito de solicitarem novos e melhores serviços (informatização, hora do conto etc.), que sempre ocorram novas aquisições. Uma biblioteca que não se atualiza está doente e logo pode morrer.

Finalizo com o segredo dos segredos para nos perturbarem: O bibliotecário não existe por causa dos livros, mas sim por causa de vocês leitores!

Licença Creative Commons
O trabalho Como Perturbar os Bibliotecários de Eugenio Hansen, OFS foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima análise das 5 Leis, gostei da forma descontraída e acessível que tu escrevestes.
até mais...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.